História da Paróquia Imaculada

Comandada pelos Missionários do Verbo Divino “Tudo começou com a escolha do terreno e de quem seria a responsabilidade da nova paróquia”, relata Dona Maria dos Anjos, membro da comunidade que acompanhou todo o processo de fundação da Imaculada.

A congregação dos Pavonianos, responsável pela Paróquia São Sebastião, e os Verbitas queriam a responsabilidade pelos fiéis do setor central. A ideia inicial era construir uma capela, cujo nome seria São Pedro, a cargo da paróquia São Sebastião. Isso se o local de construção fosse o lado leste do Setor Central.

A “disputa”, segundo Dona Maria, ganhou repercussão na mídia, sendo noticiada pela imprensa local, inclusive pela Rede Globo. O nome Imaculada Conceição foi escolhido, logo após confirmada a escolha de um terreno do lado oeste do Setor Central. Surgia, assim, uma nova paróquia, sob o comando dos Verbitas.

As reuniões para discutir como conseguir o terreno e como realizar a construção aconteceram na casa da Dona dos Anjos, ainda em 1985. Essas reuniões eram frequentadas por membros da comunidade, pelos Padres responsáveis e por membros da Administração do Gama. No dia 20 de março de 1985, a Paróquia já tinha seu nome definido.

Dois anos depois, em maio de 1987, a administração confirmou a área do terreno a ser ocupado, e, por fim, no dia 21 daquele mesmo mês, o documento foi impresso, definindo a área de 200 metros quadrados.

Posteriormente, alguns metros a mais foram conquistados. Tudo isso é relatado, com exatidão, por Dona Maria dos Anjos. De modo a viabilizar a construção, foi conduzida uma campanha que recebeu o nome de “Campanha do Tijolo”. Foram divididas equipes com membros de todas as idades nas ruas, pedindo a colaboração das pessoas que pudessem doar tijolos. Havia inclusive um carne com um quadrado, em que cada pessoa marcava quantos tijolos poderia doar.

Na primeira busca, foram arrecadados quatro milheiros de tijolos. A campanha foi um sucesso. Os tijolos que sobraram ainda foram suficientes para construir uma das Comunidades da Ponte Alta. Para concluir a construção, já que a sede da paróquia não é feita só de tijolos, a organização de eventos, como galinhadas, bingos e churrascos arrecadou os recursos que faltavam.

As primeiras missas foram celebradas em um salão perto da "Panificadora Aline". Depois de muita luta, foi celebrada a primeira Missa, já como membros da Paróquia Imaculada Conceição, no dia 15 de outubro de 1989. No dia 8 de dezembro de 1990, foi celebrada uma Missa em comemoração pelo recebimento oficial do terreno, na pedra fundamental.

A pedra se encontra enterrada abaixo do altar, com os carnes utilizados para conseguir tijolos. Esta Missa foi realizada no local onde estavam sendo levantadas as paredes de onde hoje se localiza o auditório da Paróquia. Depois de pronto, Padre Guilherme chamava o local de Babilônia. A nomeação como Paróquia ocorreu no dia 21 de novembro de 1992 e, no dia 8 de dezembro de 1993, foi consagrada à Imaculada Conceição.

Com a independência da Paróquia, o Padre Guilherme, missionário do Verbo Divino de origem alemã e um grande articulador na construção, disse: o muro de Berlim foi derrubado. Agora contamos com o lado ímpar do setor para construir a nossa paróquia. Outra frase marcante dele é a seguinte: "Cada tijolo representa uma pessoa da Comunidade, um filho amado de Deus”.

No ano de 1998 Pe. Guilherme foi à Alemanha em férias e Pe. Rafael o substitui por cerca de três meses. Pe. Rafael havia chegado ao Brasil no dia 3 de setembro de 1994, trabalhou como vigário paroquial na igreja São João Batista, auxiliando o Pe. Guilherme inclusive com os trabalhos que eram desenvolvidos na igreja Nossa Senhora de Fátima, a qual a época estava subordinada à igreja São João Batista.

Ainda naquele mesmo ano Pe. Rafael foi designado como vigário para esta paróquia, mas após o falecimento de Pe. Guilherme em 25 de dezembro de 1998, foi então designado Pároco por Pe. Manuel Pedrosa, superior provincial verbita naquele época. Pe. Rafael encontrou uma igreja voltada quase que inteiramente para o serviço sacramental uma vez que o pároco era o centro de tudo, havia poucas pessoas engajadas na comunidade o que dificultava o surgimento de lideranças leigas naquele momento de transição.

Por outro lado, havia também pessoas cheias de esperança e com forte ânimo para começar uma nova vida na paróquia. Por isso, as várias pastorais começaram a despontar e novas lideranças começaram a surgir e serem formadas.

Dessa forma, ao estar ciente dos desafios da missão , Pe. Rafael começou a promover uma renovação no estilo de vida paroquial. Com o passar dos anos, Pe. Rafael presenciou um grande crescimento da comunidade paroquial, pois de comunidade em formação passamos a ser referencial de formação para outras comunidades.

Ao olhar para trás, Pe. Rafael sentiu-se feliz com o crescimento do povo de Deus e com o surgimento de novas lideranças as quais interagiam com as lideranças antigas, contribuindo desse jeito para o aperfeiçoamento comunitário em todos os sentidos. Entretanto, como Padre atento que era, ele sabia que nosso futuro dependia da formação oferecida. Assim, ele nos lembrava sempre de uma mensagem que Santo Arnaldo já anunciava: “não tenha medo do que é necessário. Importa fazer a vontade de Deus”.

Conheça como tudo começou...

Galeria de Fotos da História da Imaculada

Provide a general summary of the services you provide, highlighting key features and benefits for potential clients.

Celebrações nas casas

Write a short text about your service. Highlight key benefits for potential clients.

black blue and yellow textile
black blue and yellow textile
Construção da Paróquia

Write a short text about your service. Highlight key benefits for potential clients.

Write a short text about your service. Highlight key benefits for potential clients.

Celebrações na Paróquia
a man riding a skateboard down the side of a ramp
a man riding a skateboard down the side of a ramp
a man riding a skateboard down a street next to tall buildings
a man riding a skateboard down a street next to tall buildings